COMO SABER SE O SEU IMÓVEL ESTÁ REGULAR? VENHA DESCUBRIR!
Todo imóvel, seja ele residencial, comercial ou empresarial necessita de regularização perante a Prefeitura de seu Município. Para verificar a regularidade do seu imóvel junto a Prefeitura, é necessário, a partir do número de IPTU, solicitar o CEDI – Certificado de Regularidade da Edificação, esse documento é equivalente ao Certificado de Conclusão. Essa informação pode ser encontrada no site da Prefeitura, pelo link: http://www3.prefeitura.sp.gov.br/sd0219_emissaodocumento/PaginasPublicas/Documentos.aspx
Se o CEDI apontar que o seu imóvel encontra-se irregular ou possui informações desatualizadas ou erradas, como por exemplo, a área construída, a opção ideal, é contratar um profissional habilitado, Arquiteto ou Engenheiro, que irá avaliar todas as alterações que ocorreram ao longo dos últimos anos, sendo essas de obra e/ou projeto, com base nas legislações vigentes de seu município. Lembrando que, toda reforma com acréscimo de área ou mudança de atividade, pode deixar o seu imóvel em situação irregular.
Importante lembrar, que para os imóveis de uso não residencial, para ter um Alvará de Funcionamento e a sua atividade regular, é fundamental que o imóvel esteja regular perante a Prefeitura.
Portanto, se o seu imóvel está irregular ou se você tem dúvidas, procure um Arquiteto ou Engenheiro, ele irá te orientar à regularizar a sua construção ou atividade, da melhor maneira possível.